Uma pausa para o cafezinho...



Hoje, estou estreando a bandeja e o porta adoçante que minha filha confeccionou pra mim: Um belo trabalho em mosaico! Reorganizei o cantinho da cozinha onde faço minhas refeições do dia-a-dia, para dar espaço ao gracioso presente.

Depois dessa pausa, quero mesmo é falar sobre o cultivo de plantas em casa.
Quando a gente se anima em reservar um cantinho para fazer uma mini-horta e colher da terra o que plantou - é uma delícia ter sempre à mão aquele temperinho caseiro que perfuma os pratos, ou então, saborear as folhas de uma alface fresquinha... 

Esta é minha “micro-horta”. Tem hortelã, cebolinha e alecrim. Usei numa área da cozinha, que é bastante ensolarada pelas manhãs.

Cultivar plantas em apartamentos pequenos não é tarefa fácil, porém viável. Uma mini-horta deixa a casa mais bonita de forma sustentável, com temperos mais frescos e livres de agrotóxicos.

Minha amiga e vizinha Hermínia tem uma mão ótima no cuidado com plantas. Fotografei algumas para mostrar que, num espaço reduzido, é bem possível cultivar várias espécies e desfrutar dos benefícios que elas trazem ao físico e à mente...



Veja se você consegue identificar nas imagens acima: tomilho, hortelã, capim cidreira, aloe vera, manjericão, louro e menta, dentre tantas outras plantas da varanda!

Agora, quero recomendar o filme July & Julia, com Mery Streep, no papel de Julia Child e Amy Adams, no papel de Julie Powel. Mulheres de épocas bem diferentes, mas que buscam o seu lugar ao sol e que querem um algo mais da vida, e encontram isso no prazer de comer, cozinhar e escrever. A primeira precisa vencer a desconfiança dos franceses e a segunda mostrar que não é uma derrotada aos 30 anos. Voilà! 

Vale observar no filme os utensílios, louça e recursos usados, como também, a forma de organização de cada uma no preparo das receitas.  Depois que assisti a película, preparei uns vasinhos com sementes de salsinha, manjericão e pimenta dedo de moça – farão parte de minhas próximas receitas... Bon appétit!

Deu vontade de fazer uma pequena horta em sua casa, mas você não sabe como manter os acessórios e ferramentas organizados? Se precisar, Yorganiza tem a solução.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Que otima ideia, enquanto tomo meu cafe com leite vou assistir ao DVD July & Julia. Adoravel historia!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sissy, pela presença!
      Para mim o café da manhã é primordial! Coloco um fundo musical, sento-me à mesa é degusto calmamente o tradicional café com leite, pão torrado, manteiga e geleia! Adoro!
      Encantei-me com o filme July & Julia, pois sou uma fã de cozinha gourmet!
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  2. Yolanda, ficou lindo seu cantinho e sua filha é tão talentosa quanto você. Fiquei encantada com suas plantas nos vasinhos. Outro dia ganhei uma mudinha de hortelã, de minha vizinha que tem bastante plantado no quintal.Então, plantei com a raiz e todo cuidado, mas não deu certo...secou como se não tivesse colocado água.Parabéns! Seu trabalho está maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Bom recebê-la neste espaço.
      Tenho usado diariamente a bandeja que minha filha fez com capricho...
      Hortelã gosta muito de água e claridade (um pouco de sol pelas manhãs), por isso que vai bem perto de janelas. Tem época que ela hiberna um pouco. Talvez você tenha feito o plantio da muda nessa fase... Mas, não desista, vai tentando. O chá feito com suas folhas é ótimo!
      Obrigada pelo incentivo.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo