Limpeza de casacos pesados

Com o tempo esfriando, é hora de tirar as roupas mais quentes do armário... Surpresa! Algumas apresentam aquele aroma desagradável de guardado. Outras trazem os pontinhos brancos característicos do mofo, que dificilmente conseguimos extinguir por completo.

Eu, particularmente, moro num lugar onde tem muitas árvores e bate pouco sol. Logo cedo, abro todas as janelas para que o ar circule e deixo as portas dos guarda-roupas abertas. Mesmo assim, algumas peças são mais suscetíveis ao mofo.

Uma amiga enviou-me uma mensagem com uma dúvida sobre como fazer a correta limpeza de casacos pesados, mais especificamente os de couro.

“Gostaria de sugerir a você um tema que eu, particularmente, tenho muitas dúvidas que é como limpar casacos pesados que ficam guardados durante todo o ano. E, agora, com o inverno chegando a limpeza deve ter uma maneira especial e até aprender a maneira correta de guardá-los para o próximo ano. No meu caso, tenho um casaco de couro, forrado que ficou esbranquiçado. Alguém me sugeriu passar querosene e deixar no sol... Não sei se é o correto. Se puder, dê-me uma orientação, por favor. Abraços, Luiza Gosuen.”

Sobre passar querosene, eu a desaconselhei porque o produto é forte e tóxico, além de perigoso. Nas minhas pesquisas, concluí que a melhor forma de limpar casacos pesados de lã, é passar uma escova de cerdas macias e deixá-los um pouco no sol.  Tenho um casaco de lã pura há décadas, e ele está perfeito!


Casacos de Couro - precisam ser limpos pelo menos duas vezes por ano. Passe um pano seco e limpo na peça. Em seguida, uma esponja macia com detergente neutro, ou uma mistura de água e vinagre de maçã em partes iguais, para eliminar as manchas de mofo, deixando secar na sombra. Depois disso, passe óleo mineral, ou de amêndoas, ou vaselina líquida, ou até silicone, para hidratar. Tire o excesso com uma flanela limpa e seca. Devem ser pendurados em cabides no armário e protegidos com uma capa de cor escura de TNT - que deixa o ar entrar, sem abafar. 


Casacos de Camurça - Para a sua limpeza é conveniente ter em casa uma escova de cerdas de nylon e de aço. Pode-se utilizar uma mistura com partes iguais de vinagre e água, e com um pano esfregar até a mancha desaparecer. No caso de gorduras, o melhor é usar uma esponja de aço ou uma lixa fina, até a gordura sair. Não se deve usar tira manchas na camurça.



Observação: O melhor, mesmo, é não lavar essas peças em casa, deixando isso para um profissional qualificado, pois tentativas de limpeza em peles, couro e camurça podem causar danos irreversíveis.

Atenção se você for pego pela chuva! Se o casaco estiver úmido, não o guarde no armário até que esteja bem seco primeiro; caso contrário, passará toda a umidade para as outras peças de roupa. Pendure o casaco num cabide de madeira e deixe num local arejado. Um secador de cabelos, com ventilação mais para o frio, pode ser usado. Ou, então, pendure-o na frente de um ventilador para secar. Só não coloque perto da chama do fogão ou no forno!

No vídeo abaixo você poderá acompanhar a limpeza de um casaco de couro:



Leia mais sobre o tema abordado nesta publicação:

Com essas dicas, fica mais fácil a tarefa de conservar casacos que normalmente são peças caras, mas, se tratadas com cuidado, duram por muito tempo. Caso tenha alguma dúvida, Yorganiza pode ter a resposta!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

5 comentários:

  1. Excelente suas orientações Yolanda! A gente esquece os casacos durante todo ano e quando surge a estação das chuvas e o frio é que lembramos deles e nem sempre estão na forma adequada para serem usados. Obrigada pelas dicas, foram realmente muito boas, já as coloquei em prática. Abraço e obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza. Inspirada em sua pergunta é que esta postagem foi escrita. Na verdade, o bom mesmo é a gente se lembrar de cuidar das roupas de frio durante os dias quentes do Verão. Mas, nem sempre há disposição para essa tarefa por causa do calor...
      Obrigada pelo prestígio.
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  2. Ótima dicas! Yolanda, foi bom ler este post, porque tenho alguns casacos para tirar aos poucos do armario e começar a lavar, etc... sempre tenho duvidas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico satisfeita que as dicas do Yorganiza ajudaram você, Sissy.
      Comentei na resposta a uma leitora de que o ideal é lidar com a higiene da roupa mais pesada nos dias de calor, por causa da baixa umidade. A limpeza é mais rápida e o resultado melhor.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  3. Obrigada pelas dicas. E quanto à limpeza destes casacos da primeira foto?

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo