Fazer compras nos torna mais felizes?

Conversando outro dia sobre o quanto as pessoas acumulam coisas, me foi recomendado assistir ao vídeo Story of Stuff.

Obrigada pela indicação, Deborah!

A ambientalista, Annie Leonard, explica como funciona o sistema linear do capitalismo, e como isso prejudica o planeta.

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.



Traduzindo para o português, História das Coisas é um documentário de vinte minutos, baseado em nossos padrões de consumo, a obsolescência (*), revelando as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais. É um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

Story of Stuff nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.



Eu tenho o mesmo computador por cinco anos. Minha colega de trabalho agora tem um computador novo – ela parece estar guiando numa central de uma nave espacial – e eu pareço ter uma máquina de lavar na minha mesa...”.




“O meio principal pelo qual nosso poder é medido e demonstrado é determinado pelo quanto consumimos.”

“Nós temos mais coisas, mas nós temos menos tempo para as coisas que realmente nos fazem felizes: amigos, família, lazer”. 


É, sem dúvida, uma boa reflexão sobre o desapego! Se você precisa descartar alguns objetos e não sabe como e nem por onde começar, Yorganiza pode ser a solução!

Na página Ideias, você encontra algumas dicas rápidas de como organizar o armário e fazer o descarte! 

Leia, ainda, “O segredo para montar um armário inteligente”, por Cris Zanetti! 


(*) Obsolescência significa o processo ou o estado daquilo que se torna obsoleto e ultrapassado, ou que perde a utilidade.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

6 comentários:

  1. O vídeo é muito interessante e eu ainda não o tinha assistido com legendas. Ficou bem fácil entender a mensagem de Annie Leonard. Seria bom que todos o assistissem.

    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o vídeo traduzido é bem melhor, e pode alcançar um número maior de pessoas na conscientização sobre o consumo exagerado de produtos.
      Obrigada pelo prestígio, amigo Carlos Roberto.
      Abraços,
      Yolanda

      Excluir
  2. Yolanda,

    Eu não tenho muita paciencia para fazer compras, especialmente de roupas. Então, ando, vejo e pouco compro. Não sei se é porque não posso gastar, o fato é que raramente gasto comigo mesma. Contudo, conheço pessoas que compram demais e a casa mais parece um buraco.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, então, amiga Sissy! Só vou às compras se preciso, realmente. Sou muito prática, pois se falta algo, tanto pra mim ou pra casa, faço uma lista e saio com esse objetivo.
      Mesmo sendo paulistana, sou avessa aos Shopping Centers... Prefiro a lojinha de rua...!
      Agradeço o carinho da visita!
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  3. OláYolanda,
    Venho convidá-la a conhecer meu blog e meu trabalho. Dentre os serviços oferecidos estão, Design para Blogger, Artes em Geral e Assessoria para blogueiras (personal blogueira).

    Beijos,
    http://natmoura-layouts.blogspot.com.br/p/precos.html

    ResponderExcluir
  4. por favor, gosrraia de ter acesso a vocês p informações, mas não consegui acessar, pde senha e não vai p frente. Vendem a varejo? Mu email p contato ativamara@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo