Teoria do Caos

A ideia central dessa tese é que pequenas alterações numa situação trazem efeitos incalculáveis. A teoria do caos é um padrão de organização dentro de um fenômeno desorganizado.

O estudo da desordem organizada foi proposto pelo meteorologista Edward Lorentz. Ele desenvolveu um modelo que simulava no computador a evolução climática. Em suas simulações, Lorenz imaginava que pequenas modificações nas condições iniciais acarretariam alterações também pequenas na evolução do quadro como um todo. Porém, o que ele obteve de resultado foi o contrário, as pequenas modificações nas condições iniciais provocaram efeitos desproporcionais.

O que sintetizei no parágrafo anterior é resultado de pesquisa em alguns sites. Mas, o que me levou a escolher o tema desta publicação foi o longa-metragem “Caos” (Veja a sinopse, clicando aqui!). Uma frase repetida algumas vezes no filme chamou-me a atenção: “Existe certa ordem no caos...”.

A desordem se acumula porque estamos fora de controle.

Pensei sobre minha atividade como Personal Organizer e o perfil dos clientes que encontro, quando da visita técnica para avaliar o serviço.

Em boa parte das vezes, o primeiro comentário que ouço é: “Me entendo na minha bagunça.” Tem fundamento essa colocação, porque, em meio a tantas coisas espalhadas sem uma ordem lógica, a tendência é que a pessoa siga um padrão e ache, de fato, o que procura.

No entanto, em alguns momentos, pode surgir o desconforto de se perder o controle da situação e daí causar stress, atrapalhando o bom andamento das demais tarefas e compromissos assumidos.

Os benefícios da organização são inúmeros, tanto para as pessoas que tem um ritmo de vida frenético, quanto para aquelas com tempo, mas que não tem a técnica para se organizar de forma prática e funcional.

Afaste o caos que tirou você do controle, seguindo estas dicas:

- Reserve um tempo. Não se apresse. Arrume um ambiente de cada vez.

- Gavetas, armários e bancadas - guarde cada item num lugar específico.

- Se você não usa algum objeto regularmente, melhor se desfazer dele.

- Listar os itens que você precisa, e compre somente o que tem na lista.

- Viver no presente, não no passado.

- Não deixe mais a desordem tomar conta de sua casa!

Consulte um Organizador Profissional e desfrute dos benefícios que a organização oferece!  Yorganiza pode ser uma boa opção.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

9 comentários:

  1. Um Amigo se faz rapidamente; já a amizade é um fruto que amadurece lentamente.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre aqui se vê, uma bela e útil postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo prestígio, Carlos Roberto! O intuito é transmitir algo de positivo para os leitores e que possa ajudar na vida pessoal, doméstica e profissional.

      Excluir
  3. Palmas p vc querida...adorei seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encantada pelas palavras, Renata!
      Fico feliz que tenha gostado da publicação.
      Meu forte abraço,

      Excluir
  4. amiga
    Acho que me enquadro na teoria do caos,pois no meio de tanta desarrumaçao acabo encontrando o que procuro.Mas as vezes ou quase sempre me sinto no caos de nao encontrar nada que procuro, seja um documento,um recibo, dai entro em estresse.O ideal e realmente a organizaçao.Obrigada pela postagem.Quem sabe um dia nao estarei fazendo uma publicaçao para voce falando que graças as suas postagens sobre organizaçao todas as minhas coisas estarao nos devidos lugares. Espero que este dia nao demore.
    bj da amiga

    Meiri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece um ambiente por vez, sem pressa, apenas separando o que você não precisa mais e, aos poucos, vá organizando seus objetos, para que você os encontre com mais facilidade. Se precisar, já sabe... Posso ajudar!
      Beijos

      Excluir
  5. Yolanda,amei suas dicas, em cima delas estou montando uma rotina pra minha filha

    é tudo de bem estas dicas

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo