Oficina Prática de Suporte aos Problemas de Desorganização


“A acumulação compulsiva é um transtorno mental marcado por uma necessidade obsessiva de se adquirir e manter coisas, mesmo se forem perigosas, inúteis ou anti-higiênicas. Estima-se que mais de três milhões de pessoas sejam acumuladores compulsivos.”

Neste final de semana, vivenciei uma experiência gratificante quando tive a oportunidade de participar do primeiro mutirão de organização na casa de um dos integrantes da Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização (OSPD), em parceira com a organizadora profissional Susi Cappucci e a psicoterapeuta Deborah J. Willamson Passos.

A Oficina foi criada há três meses, logo após a bem-sucedida palestra Compreendendo a Desorganização e buscando Soluções.

Aconteceram alguns encontros quinzenais realizados no Ateliê Terapêutico Cuidar, em que foram feitas dinâmicas, exercícios práticos e debates para tentarmos identificar as possíveis causas do acúmulo e o impacto do caos na vida pessoal desses acumuladores. Chegou o momento de iniciar o processo de descarte do excesso de objetos acumulados na residência dos participantes da Oficina, visando melhorar os espaços desorganizados e que perderam sua funcionalidade.

Nesta fase, os participantes da Oficina já estão mais conscientes da necessidade de se desapegarem do excesso de objetos que atravancam os espaços, conseguem tomar decisões e se desfazer de boa parte da acumulação de coisas que impede o uso correto dos ambientes para o que foram projetados.

É o momento em que aqueles que participam do programa da Oficina estão aptos para entender que a organização traz uma mudança de hábito e melhora a qualidade de vida. O processo é demorado, um trabalho de formiguinha mesmo, e o resultado surpreendente!  

Veja no vídeo abaixo algumas imagens do mutirão de triagem, descarte, otimização do espaço e organização dos materiais na sala destinada à manutenção da casa, que estava desorganizada e com acúmulo de coisas! 



Depoimento de um dos participantes no mutirão da Oficina:

"De fato tivemos um trabalhão no último domingo, mas acreditem, valeu a pena!!!!!!
Saiu um monte de coisas que não servia mesmo, mas além disso pusemos em prática a organização. Susi, com sua paciência, organizou e mostrou como deixar as coisas mais práticas, já Yolanda foi ímpar. Se pôs ao trabalho de separação dos itens servíveis, não servíveis e  para doação de forma incansável, mas sempre me perguntado a cada item o que EU queria fazer com aquilo.
Estou satisfeitíssimo com o resultado! O respeito pelo meu tempo, ambiente e minhas coisas foi realmente surpreendente. 
Deborah está de parabéns por ter me apoiado, incentivado e arregaçado as mangas nesse trabalho. Me considero pessoa de sorte por estas pessoas estarem por perto.
Sei que todos somos ocupados, mas o investimento em nós mesmos deve vir em primeiro lugar. Vida saudável começa internamente, dentro de nós e de nossos lares."

Você conhece alguém ou tem algum parente com problemas de acúmulo de objetos? Yorganiza tem a solução!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Como é bom organização... e como facilita e traz felicidade. Estou nesse processo de destralhar e desapegar. Não é fácil, porque são anos acumulando de tudo, parece que nunca conseguiremos destralhar,organizar,limpar e arrumar. Parabéns pelo lindo e eficiente trabalho. Se você morasse aqui em Fortaleza eu certamente iria lhe pedir socorro. Abraços e sucesso sempre.

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo