Bonito não significa organizado








Na internet encontro fotos muito bonitas de espaços organizados e que são um colírio aos olhos! Mas, na prática, esses espaços serão funcionais?








Li um texto no Get it together, em que a autora discorre sobre uma visita a uma nova cliente que tinha aparentemente tudo organizado, mas mesmo assim estava descontente com o sistema de organização implantado na casa.

Ela exemplifica o método de arquivo que ela adotou para manter os papeis em dia, como na imagem ilustrada. Pode não parecer bonito de se ver, mas a autora explica que o uso das cores é um facilitador para localizar rapidamente o documento que ela precisa – a lógica na organização seria arquivar os documentos por assunto. 

Recentemente, eu também fiquei intrigada quando uma cliente em potencial contou-me que tinha contratado, num curto espaço de tempo, outros profissionais para organizar a casa dela.

Percorrendo os cômodos e observando os espaços que ela apontava estar insatisfeita, ficou claro o problema: tudo estava literalmente organizado – muito bonito de se ver, no entanto, nada funcional e prático para o estilo de vida dela e dos familiares, que não tinham tempo para manter o sistema de organização adotado pelas organizadoras profissionais que a atenderam.

Por essa razão é que nem sempre o que o profissional propõe para ser feito (e num ímpeto de ver tudo em ordem e bonito o cliente aceita o que lhe foi sugerido sem pensar na praticidade do dia a dia) será eficaz para a necessidade real da família que estará diariamente lidando com o método adotado.

A ORGANIZAÇÃO precisa ser FUNCIONAL! Um arquivo organizado por cores pode atender uma determinada pessoa, porém para outra é mais lógico o uso de um classificador de A a Z – tudo depende do método que melhor se adapte às características do cliente.

O trabalho de organização profissional deve ser personalizado, para atender as necessidades de todos os moradores de uma residência, respeitando o estilo de vida de cada um deles e, sobretudo porque são indivíduos e cada um tem um critério próprio para se organizar e manter em ordem seus pertences, mesmo que no resultado final apareça uma pitada de desorganização...

Precisa de uma consultoria para se organizar? Yorganiza ajuda você a escolher o melhor sistema de organização para suas necessidades!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo