Como você conserva sua maquiagem?

Mas, antes, um pouquinho sobre a história dessa vaidade ancestral!

A sombra era usada pelos egípcios, conhecida como Kohl, que era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas, e servia para realçar os olhos;

O rouge (ou blush), segundo Aristófanes, na Grécia Antiga, as mulheres utilizavam matérias-primas, como gordura e tinta vermelha, para produzir o colorido na face.

O batom teve origem na Roma Antiga. As mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo, que servia para proteger os lábios do ressecamento.

Ao longo do tempo essas técnicas foram sendo aprimoradas e, hoje, existe uma gama de produtos variados e de boa qualidade, que tem vida útil prolongada. No entanto, esses produtos têm data de validade e os usuários nem sempre se atentam a isto. A maioria das pessoas usa, mesmo com a data vencida.

O uso de produtos contaminados pode causar inflamação e lesões, espalhando bactérias para o resto do rosto.

O armazenamento correto é o que prolonga a vida útil dos produtos e contribui para não prejudicar sua saúde. Na bolsa, a maquiagem sofre a oscilação de temperatura – carregue o mínimo possível; as cerdas dos pincéis precisam ser lavadas de tempos em tempos com xampu neutro; o pincel da máscara para os olhos leva micro-organismos para dentro do tubo e se proliferam – o tempo de duração é curto. 

Evite deixar a maquiagem no banheiro, por causa do calor, vapor e por ser um local pouco arejado – essas condições alteram a composição do cosmético. Conserve os produtos em lugar seco e sem luz.


Roteiro sobre a validade dos produtos

Base: líquida > seis meses; em pó > dois anos
Máscara para os olhos: três meses
Delineador: líquido > três meses; lápis > dois anos
Sombra: cremosa > seis meses; em pó > dois anos
Batom e lápis de boca: dois anos
Esmaltes: dois anos
Perfumes: dois anos
Filtro solar: seis meses
Cremes para o rosto: seis meses
Produtos para o cabelo: um ano


Fonte de Pesquisa: Wikipédia, Fika a Dika, Pinterest


Precisa de ajuda para organizar seus objetos e não tem tempo para isso? Contrate uma Personal Organizer! Yorganiza é uma boa opção.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo