Síndrome de Diógenes

Tirando o sensacionalismo que a TV impõe às matérias, recentemente foi publicado o caso de um idoso de 64 anos, portador da Síndrome de Diógenes – doença conhecida pelo acúmulo compulsivo de objetos de pouco ou nenhum valor e que torna a moradia inabitábel.  Na maioria dos casos esse distúrbio leva o portador ao isolamento social.

Segundo a matéria, há 10 anos que esse acumulador vinha juntando entulho espalhado por toda a residência.

O jurídico da Prefeitura local pegou a assinatura do juiz para um mandado de intervenção e, conforme o depoimento do promotor que estava à frente do caso, foi preciso recorrer à Lei do Direito da Vizinhança, previsto no Código Civil, pois havia risco de contaminação, grande proliferação de bichos peçonhentos e focos de dengue.

Com uma medida liminar e a força policial, fizeram a retirada de todo o lixo.


Assistindo o vídeo, dá para se ter uma ideia do quanto estão despreparados todos os órgãos que atenderam o caso: Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária, Centro de Zoonose, Defesa Civil e Assistência Social da cidade - nenhum profissional da saúde mental presente, tão pouco o próprio morador. O que aconteceu com ele? Essa é a pergunta que cala!!

No Brasil, quase não se divulga estudos sobre esta síndrome e suas causas mas que já vêm preocupando órgãos de saúde no cuidado e acompanhamento de casos com esse perfil. 

O Acúmulo Compulsivo impacta o próprio sujeito e o seu entorno. Ambos precisam ser cuidados. (Sueli Maciel, psicóloga clínica no Centro de Controle de Zoonese de São Paulo)
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo