PERSONAL... O quê?


Esta semana, resolvi pesquisar como e quando o termo PERSONAL passou a ser usado aqui no Brasil. No dicionário de inglês-português online Michaelis aparece da seguinte forma:
personal
per.son.al
n, adj pessoal, particular.

A pronúncia correta é como se tivesse acento na primeira sílaba: PERsonal, sem flexão no plural. Ouço muitos dizerem “Personais” – isso não existe!

No Wikipédia encontrei explicações que me levaram à palavra PERSONA:

Persona (psicologia), conceito da psicologia analítica > Persona (do latim persona), na psicologia analítica (Jung), é o nome que se dá à função psíquica relacional voltada ao mundo externo, na busca de adaptação social.

Persona (teatro), máscaras teatrais > Persona, no uso coloquial, é um papel social ou personagem vivido por um ator. É uma palavra italiana derivada do Latim para um tipo de máscara feita para ressoar com a voz do ator (per sonare sigifica "soar através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, bem como para dar ao ator a aparência que o papel exigia.

Persona (marketing), > no estudo da comunicação, persona é um termo dado para descrever as versões de si mesmo que todos os indivíduos possuem. Comportamentos são selecionados de acordo com a impressão desejada que um indivíduo deseja criar quando interage com outra pessoa.

No dicionário inglês-inglês, são mais de seis verbetes para a palavra PERSONAL, como num dos exemplos:

1       adj   A personal opinion, quality, or thing belongs or relates to one particular person rather than to other people. 

He learned this lesson the hard way<endash10001from his own personal experience..., That's my personal opinion., ...books, furniture, and other personal belongings..., ...an estimated personal fortune of almost seventy million dollars.    

Até encontrei no Facebook a chamada para a peça de teatro PERSONA, espetáculo que apresenta o drama de uma mulher após passar por uma tragédia pessoal e isto desencadear questionamentos sobre sua vida, sua história e variadas questões existencialistas. Persona é livremente baseada na obra de mesmo nome filme sueco de 1966, do gênero drama, escrito e dirigido por Ingmar Bergman - é um filme que retrata de forma bastante reflexiva e complexa as máscaras que o ser humano usa em sua vida, a ponto de não mais reconhecer a sua real face.

Bem, mas até aqui o Google não me ajudou muito...

Então, cheguei à expressão em inglês PERSONAL TRAINER, Treinador Pessoal, em português.  

Um profissional que deve ter formação em Educação Física. O Personal Training, uma das áreas pioneiras em servir serviços personalizados, surgiu nos EUA com a finalidade de oferecer às pessoas uma alternativa para a prática de atividades físicas realizadas em academias, parques e clubes. Muitas pessoas necessitam de um acompanhamento individual para motivação e para que seu programa de treinamento seja mais eficiente (resultados mais específicos) e mais seguro (atenção e cuidados especiais durante a prática). Assim, tendo seu próprio treinador, seus objetivos serão, seguramente, alcançados.

A partir daí outros tantos serviços personalizados têm tido clientes em potencial, principalmente nos grandes centros e tornaram-se essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, conforme já citei na minha publicação intitulada “Seus Problemas acabaram”, em que cito várias modalidades: Personal Dancer; Personal Dog Walker; Personal iPoder; Personal Stylist; Personal Chef; Personal Gourmet; Personal Diet; Personal Financeiro; Personal Car; Personal Sex Trainer...

Dentre todos, existe uma atividade que vem se desenvolvendo e tem um mercado promissor pela frente: o PERSONAL ORGANIZER. Personal... O quê?

A palavra vem do inglês e significa literalmente Organizador Pessoal. Diz-se, então, “PERssonal Organaizer” – aqui escrito como se fala para uma correta pronúncia. No entanto, quando pesquisada no Google em inglês, sempre aparece a imagem de uma agenda profissional ou personalizada. Veja o significado encontrado, num dos dicionários online de inglês:

A personal organizer is a book containing personal or business information, which you can add pages to or remove pages from to keep the information up to date. Small computers with a similar function are also called personal organizers.     

No que se refere à prestação de serviços, existem duas expressões que aparecem na internet: PERSONAL ORGANIZER OU PROFESSIONAL ORGANIZER.

Aqui no Brasil, o mais usado para a atividade de Profissional de Organização é o Personal Organizer. 

Mas o que é o PERSONAL ORGANIZER? 


No site da Associação de Profissionais de Organização do Canadá encontrei a definição oficial para a atividade: “A professional organizer provides information, products and assistance to help individuals and businesses achieve their specific organizing needs.”

Traduzindo: O organizador profissional fornece informações, produtos e assistência para ajudar indivíduos e empresas a alcançar suas necessidades de organização específicas.

Isso significa que esses profissionais incentivam e educam sobre como superar seus desafios de organização, oferecendo apoio, foco e direção. Os Profissionais de Organização são bons ouvintes, sem pré-julgamento e extremamente dedicados para com seus clientes. Eles ajudam a fazer mais em menos tempo, com mais energia. Um Profissional de Organização oferece consultoria, bem como ajuda na organização de serviços, dando ao cliente as habilidades e ferramentas necessárias para reduzir o estresse e acabar com a horrível sensação de se estar sobrecarregado.

Dentro dessas áreas mais amplas, os profissionais de organização podem ajudar com a gestão do tempo, gerenciamento de documentos, controle da desordem, desorganização crônica, planejamento de espaço, arquivamento, organização de roupeiros e armários, sistemas, planejamento de eventos, compras pessoais, gestão financeira, otimização de espaços, organização de mudanças, organização para a chegada do bebê, treinamento de funcionários e muito mais.

Alguns profissionais de organização trabalham com populações específicas, tais como: idosos, crianças, estudantes e pessoas que são cronicamente desorganizadas. Outros oferecem produtos, seminários e oficinas sobre como organizar ou dão uma palestra sobre um assunto de organização específica.

Profissionais de organização têm como meta a criação e manutenção de sistemas organizacionais para ensinar aos outros os princípios básicos da organização.

Bem, a ideia foi registrar aqui minha pesquisa sobre a atividade, o significado da expressão PERSONAL ORGANIZER e listar os segmentos do mercado em que o profissional de organização pode atuar.

Você já parou para pensar como a organização pode ajudar você?

Que tal contratar os serviços de um PERSONAL ORGANIZER para avaliar suas necessidades e criar para você um sistema de organização personalizado e funcional, que facilite sua vida?

Yorganiza é uma boa opção!

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo