Recontando a História da ANPOP

por Yolanda Hollaender 

Terminado o curso de Organização de Residências, me deparei com algumas dificuldades: onde encontrar o cliente; como cobrar; como me vender. De antemão, os alunos teriam disponibilizado o nome num banco de dados no site da instituição, por um curto período de tempo. Já era um começo!

Mesmo assim, me faltava a prática e sentia necessidade de trocar ideias com outros profissionais. Comecei, então, a procurar e assistir Workshops de Organização. Num deles, encontrei Valéria Ribeiro Ferreira, com quem fiz um dos módulos do curso de capacitação.

Desse encontro com Valéria, fizemos uma parceria e fomos cogitando a ideia de reunir outros profissionais para trocar informações. Nesse meio tempo, coloquei para debate no grupo que eu criei no LinkedIn (Personal Organizer Brasil), e nos grupos de debate de outras redes sociais, o tema “as competências de um profissional em organização”, baseado num anúncio que oferecia serviços de Personal Organizer equivalentes aos de uma governanta. Muitas questões foram levantadas e houve uma forte manifestação e preocupação dos leitores, na maioria Personal Organizers, quanto à divulgação correta sobre a atividade de organização profissional em residências.

Por conta disto, Valéria e eu nos encorajamos e tomamos a iniciativa de levar adiante a ideia de organizar um encontro de profissionais de organização no salão do prédio onde eu residia, para um bate-papo informal sobre alguns assuntos de interesse em comum.

Para divulgar o encontro com Personal Organizers, até então inédito no Brasil, recorri a outros grupos já existentes no Facebook: 1) Grupo Personal Organizer Brasil, administrado por Cristiane Rocha, que gentilmente e com grande empenho me ajudou a divulgar na rede; 2) Grupo Personal Organizer, administrado por Magda Zampieri e que havia sido minha instrutora, e também colaborou na divulgação do evento. Além disso, usei o mailing das colegas com quem fiz o curso presencial; como para outras listas, fruto de minha pesquisa.

Lembro-me bem dos preparativos e da troca de e-mails com as POs interessadas em participar do encontro, interagindo nas redes sociais. Minha ansiedade aflorava, pois eu não tinha certeza se as pessoas viriam para ‘um encontro às cegas”, pois poucos se conheciam e eu estava há pouco tempo no mercado.

O evento ficava cada vez mais perto de se concretizar, devido ao grande número de interessados que se manifestavam. Tivemos 47 inscrições confirmadas e 41 participantes no dia do evento.

Na foto desse 1º Encontro, alguns rostos conhecidos que continuam no mercado e são bastante valorizadas: Aracy Santamaria (que nos passou sua valiosa experiência), Carmem Silva (que trouxe um grupo de alunas de seus cursos em Mogi das Cruzes), Claudia Pilli (participativa e entusiasmada com a ideia de outros encontros), entre tantas outras que estiveram presentes.

Para mim, foi uma grande surpresa o número de Personal Organizers que participaram do evento, e uma grande satisfação ter organizado esse encontro. Valeu o esforço!

Esse evento foi tão rico, que saímos do 1º Encontro Personal Organizer (EPO) já definindo um 2º encontro para agosto, e que teve Claudia Pilli como anfitriã, bem como o 3º encontro em novembro do mesmo ano. Todos, sempre com um número expressivo de participantes. 


O 1º Encontro, batizado de EPO, foi um marco na história da ANPOP. Saiba por quê!

Nesse mesmo evento, Sandra Pina mencionou sua presença na NAPO (National Association of Professional Organizers), em 2011. Ela contou que do grupo de brasileiros que estavam lá, surgiu a ideia de formar uma Associação, no entanto, de volta ao Brasil o projeto acabou ficando engavetado.

Assim sendo, os participantes no EPO-jun08, animados com a perspectiva de retomar a ideia para criar uma associação, e que havia sido abandonada por mais de dois anos, resolveram formar um grupo de POs de São Paulo para agendar uma reunião com José Luiz Cunha, diretor da OZ, e grande entusiasta pela ideia de formar uma entidade de classe. 

A continuação da história?

Vamos lá a um pequeno resumo, pois essa história é recheada de muitas emoções e acontecimentos e, certamente, daria um livro!

Daqui pra frente, cada um dos que se uniram para fazer parte da história da ANPOP tem sua participação em determinados momentos e sua própria versão dos acontecimentos. Esta história que estou reproduzindo sobre o nascimento da ANPOP, é a que eu vivenciei até aqui. 

A referida reunião, citada no parágrafo anterior, aconteceu no dia de 04 de julho de 2013 (mais uma feliz coincidência com a data de aniversário de minha saudosa filha, entre outros sinais que abordei na postagem ‘Minha história de amor com a organização’). Estiveram presentes: José Luiz Cunha, Sandra Pina, Valéria Ribeiro Ferreira e eu, Yolanda Hollaender. Foi a primeira de muitas reuniões para debater a viabilidade na formação de uma associação de Profissionais de Organização.

Lançado, então, o início do projeto!

Depois de inúmeras reuniões, com 10 participantes, no segundo semestre de 2013 (às vezes, tinham até 04 horas de duração); muitos e exaustivos debates; opiniões acaloradas; desistência de alguns; entrada de novos membros; e outros dois encontros, a Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade foi constituída e formalizada, em 13 de fevereiro de 2014.

Desde então, têm sido grandes os esforços para fazer a Associação se desenvolver e oferecer benefícios aos associados; um espaço de busca, exclusivo no site da ANPOP; oferta de cursos de boa qualidade que agreguem valor à carreira profissional; um canal de comunicação para a troca de informações e Networking; um Código de Ética; vários canais de comunicação; informações úteis nas redes sociais; busca de patrocínio e parcerias com empresas que comercializam produtos de organização; debates amigáveis sobre organização e dúvidas em comum; apoio aos encontros regionais; presença em eventos e conferências que reúnem profissionais de organização; compilação de dados através de pesquisa de opinião para conhecer melhor o que o associado tem como expectativa; pesquisa profissional para conhecer o público final e suas necessidades; assessoria jurídica; material de consulta e; tantas outras ações que a ANPOP tem trabalhado para colocar em prática.

Mesmo com um número pequeno de colaboradores, a ANPOP tem se esmerado para ir adiante.

O maior benefício para o Profissional de Organização, no meu entendimento, é já contar com uma Associação constituída, registrada, trabalhando e já apresentando resultados no primeiro mandato. 

Somos pessoas que disponibilizam parte do tempo, conciliando a vida pessoal e profissional, para se dedicar à Associação, visando deixar o melhor de todos nós! 

Próximo do final deste meu mandato, como Vice-Presidente da ANPOP, deixo aqui meu especial agradecimento a todos que fazem parte desta linda HISTÓRIA.

Fundadores (e aqui eu me incluo):



 Diretores em exercício 2014-2016 (e eu me incluo aqui, também):

Conselheiros, Coordenadores de Comitês e Colaboradores:

Agradeço às auxiliares administrativas, que prestaram serviços para a ANPOP, desde o lançamento formal da associação, na 1ª Conferência Internacional de Profissionais de Organização:  Rosa Cruz foi nossa primeira assistente, tendo contribuído bastante na área administrativa e, atualmente, contamos com Maria Gabriela Cruvinel, auxiliando a Secretaria e respondendo aos e-mails enviados para a Associação, com a supervisão do 1º e 2º Secretários.

Aos Sócios Pioneiros, aos 133 associados, e todos os que, de alguma forma colaboraram e continuam colaborando com o desenvolvimento e fortalecimento da ANPOP, meu carinhoso abraço e gratidão por acreditarem na Associação de todos os Profissionais de Organização e Produtividade.

Em 12 fevereiro de 2016, teremos a 1ª Assembleia de Eleições, quando serão eleitos os novos diretores da ANPOP, para o biênio 2016-2018.

A reunião de pessoas com o mesmo propósito é uma oportunidade ímpar para a promoção de um debate amplo e consciente sobre as mudanças e melhorias que precisam ser feitas.

Foi dada a largada, agora é continuar em frente. 

Nota: Os nomes citados receberam meu e-mail avisando desta publicação. 
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo