Especialista em arrumar bagunça?

Reedito abaixo uma publicação, quando iniciei a atividade de Profissional de Organização, em 2013. O tema continua gerando controvérsias... Leia e opine!

Assisti a um vídeo em que a apresentadora se refere à Personal Organizer como sendo “a especialista em arrumar a bagunça dos outros”. Será?

Associando esta fala ao episódio “Solteiros sem Noção”, do programa Santa Ajuda, em que Micaela Góes teve o desafio de arrumar o apartamento de dois amigos, ela também se referiu ao caos. Para assistir ao vídeo, clique aqui!

Penso que o trabalho de um Organizador Pessoal é bem além de só “arrumar a bagunça”, pois este profissional pode contribuir de forma eficaz na mudança de hábito dos que compartilham do mesmo espaço, diminuindo o estresse e contribuindo para a harmonia no dia-a-dia. O Personal Organizer  é, sim, um especialista em entender o cliente nas suas necessidades e estilo de vida, adaptando o espaço doméstico para que este seja mais prático e organizado.

Vamos ver as diferenças entre Arrumar e Organizar!

Enquanto arrumar é Agradável, organizar é Funcional;
Arrumar é Estético, organizar é Lógico;
A forma de arrumar é Subjetiva, enquanto organizar é Racional;
Arrumar é uma Solução Impessoal, já organizar é uma Solução Individual.

O quarto pode ser  um lugar gostoso de estar, pois ali é onde o indivíduo é ele mesmo, com seus pertences e objetos pessoais – um mundo só dele, porém organizado!






E, você? Seu quarto está arrumado ou organizado? Mas, se a desorganização já está fora de controle, Yorganiza é a solução!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

10 comentários:

  1. Amiga Yolanda

    Gostei quando voce escreveu a diferença entre arrumar e organizar.Posso arrumar meu escritorio e deixar meus documentos desorganizados.Ai esta a diferença, e onde entra a Personal Organizer para nos ajudar.
    bjs da amiga
    Meiri Bello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, amiga Meiri!
      Seu exemplo é muito bom, pois é assim mesmo que acontece. Cabe ao Organizador Pessoal entender a dinâmica e apresentar uma solução que atenda o cliente.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  2. ​Personal Organizer = coragem
    Parabenizo a esses profiossionais pela determinação e dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha irmã, pelo incentivo e reconhecimento.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  3. Boa tarde Yolanda! Penso que a apresentadora em questão não soube se expressar,talvez tenha pensado na bagunça que as pessoas de casa fazem e, para quem tem filhos adolescentes o caso ainda fica pior. Sei de casos onde quem ajuda na casa não gosta nem de entrar no quarto de um jovem para arrumar, por não saber onde começar. Não pode tirar nada do lugar e nem jogar nada fora, porém só as mães que conhecem bem o filho sabem como organizar, deixar arrumado sem desarrumar a "bagunça" que o filho precisa ter para se sentir em seu canto, com sua personalidade e não em um quarto montado numa vitrine ou em revista de decoração.É como você diz: tem que ficar funcional, racional e individual. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo valioso comentário, amiga Luiza!
      Todo projeto é um desafio para o Organizador Pessoal, pois além de entender a dinâmica do ambiente doméstico que avalia, é preciso arrumar o espaço organizando-o de forma que atenda o interesse de quem vai usá-lo e, sobretudo, que este consiga manter a ordem ao longo do tempo. Por isso, a participação do cliente durante o processo é de extrema importância.
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  4. parabens amiga, seu blog esta cheio de dicas ,amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho e participação, Eliana!
      Fico feliz que as dicas que exponho aqui sejam úteis pra você.
      Meu afetuoso abraço,
      Yolanda

      Excluir
  5. Que legal Yolanda. Suas dicas são valiosas. Realmente há muita diferença entre arrumar e organizar as coisas. Parabéns!

    Iraci Laudares
    kzaorganizada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeada com sua visita, Iraci!
      Tenho acompanhado seu blogue, como referência para a execução de meus projetos, pois acredito que nós, organizadores profissionais, agregamos muito aprendizado em cada trabalho executado.
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo