A Hora do Leão

Restam poucos dias para entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). 

Você já se preparou?

Vários meios de comunicação têm apresentado dicas para o correto preenchimento da declaração. Em sendo leitora de um jornal local, encontrei no Caderno de Economia um bom material para consulta.

Uma das principais recomendações que li foi para que se fique atento às mudanças implementadas pela Receita Federal para o ano vigente.

Organize-se!

Separe todos os documentos, como recibos de despesas, informes de rendimento de bancos e empresas para as quais você trabalhou ou prestou serviços; dados dos dependentes, contratos de compra e venda de bens etc.;

Gastos com aluguéis e profissionais autônomos não dão desconto no imposto, mas têm de ser declarados. Isso evita que você caia na malha fina, pois pode dar diferença entre quem pagou e quem recebeu.

O Programa do IRPF 2017 está disponível para baixar no link: www.receita.fazenda.gov.br
Preencha as fichas correspondentes a cada item e clique na seta verde no menu para ver se têm pendências.

Revise a declaração com atenção e sem pressa. Cuidado com erros de digitação ou inserir dados em espaços errados. Envie a declaração!

Depois de encerrado o prazo de entrega, vá ao site da Receita e procure por seu extrato para checar se houve ou não algum problema. Se houver, corrija fazendo uma declaração retificadora.

Minha Sugestão: Uma forma de se organizar para esta ocasião é começar a guardar, ao longo do ano, todos os papéis importantes (Mantenha uma cópia digital desses documentos). Assim, ficará mais fácil preencher a declaração a ser entregue no ano seguinte. Fica a dica!

Entenda seu IR clicando aqui!
Fonte de pesquisa: Media Lab Estadão
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo