Até que ponto a tecnologia facilita a organização em sua casa?

Por mais facilidades que a tecnologia ofereça, se a organização pessoal estiver descuidada o que foi projetado para auxiliar não terá o efeito desejado. É preciso cuidar do espaço físico para sentir-se confortável e para que este seja funcional.

Que a evolução da tecnologia está cada vez mais rápida, já não há mais dúvida. Todo dia aparecem novas máquinas ou ideias para ajudar a vida das pessoas e das empresas, tais como equipamentos para agilizar a produção em massa ou para o manuseio dos insumos agrícolas; aplicativos para variados serviços; eletrodomésticos com novas funções, enfim, o mundo tecnológico tem se transformado de forma extraordinária.

Secar, passar e dobrar sem estresse

Uma das mais recentes invenções é a de um eletrodoméstico (FoldiMate) que passa e dobra a peça de roupa – é só pendurar as roupas ainda úmidas no local indicado pelo fabricante que a roupa já sai seca, passada e dobrada do outro lado... Sonho de consumo de todos que não têm tempo ou não gostam dessa tarefa. E aí eu me incluo – só estou aguardando abaixar um pouco o custo!



Robô Cozinheiro

E a cozinha robótica, então? Capaz de fazer receitas sozinha... que maravilha! Mas, o lançamento será em 2018 e essa tecnologia só ficará mais barata daqui a uma década. Isso me lembra The Jetsons, uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera, exibida originalmente entre 1962 e 1963 (faz tempo!! E eu assistia!). 

Os Jetsons eram uma família de 2062 que conviviam com um grande avanço tecnológico. Tendo como tema a "Era Espacial", a série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. (Wikipédia
.

Voltando para a nossa realidade, com todas essas invenções fabulosas a casa começará a ser automatizada. As pessoas terão mais tempo para se dedicarem a outras atividades, realizando projetos pessoais e profissionais. Eureka!

E onde fica a organização?

Apesar do avanço tecnológico e da facilidade que ela oferece na atividade doméstica, ainda assim, as pessoas precisam da organização para planejarem seu dia-a-dia. As máquinas precisam ser programadas para funcionarem. As roupas lavadas, passadas e dobradas pelo mais novo e fabuloso ‘eletrodoméstico’ precisam ser guardadas de forma organizada para que sejam encontradas dentro dos armários e gavetas.

Para que a cozinha robótica funcione precisa ser abastecida e, depois de usada, deve ser limpa (difícil imaginar que a autolimpeza desse equipamento seja eficiente e higiênica, ou que se abasteça sozinha...). Além disso, é preciso providenciar os ingredientes - será necessária uma lista organizada por itens na hora de ir ao supermercado ou mesmo na compra online. 

A mesma coisa acontece com o uso do aspirador de pó, do multiprocessador de alimentos, da máquina de lavar pratos, da máquina de lavar roupas e de toda a parafernália que foi inventada para ‘facilitar’ a vida doméstica – depois de usados, esses aparelhos devem ser higienizados manualmente e guardados no lugar destinado para eles, certo?

A Tecnologia escraviza? 

Em minha postagem Tempos Modernos, alerto para a quantidade de aparelhos eletrodomésticos, eletrônicos e afins que estão disponíveis e acessíveis no mercado – mas ao longo do tempo eles escravizam as pessoas que amontoam dúzias de geringonças, muitas vezes usadas uma única vez ou nunca usadas, porque se mostram ineficazes e trabalhosos para montar - daí acabam ficando espalhadas pela casa, ocupando espaços e tudo vira um caos...

Mesmo que a tecnologia ofereça os referidos avanços já citados, ainda assim é preciso cuidar para que o ambiente doméstico seja organizado de forma que fique prático para você.

Será que você está usando todos os aparelhos domésticos que têm em casa? Os que estão quebrados ou sem uso valerá a pena mantê-los com você? Que tal fazer uma triagem agora?

Yolanda Hollaender
Sócio-fundadora da ANPOP e membro do ICD
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo