Parceria Organização & Psicologia

Meu interesse pelo tema Desorganização Crônica começou logo que iniciei a atividade como Personal Organizer, quando assisti pela primeira vez o documentário Hoarders (Acumuladores), no canal A&E – o programa aborda o acumulador e seus problemas com a desordem e acúmulo de coisas. Fiquei muito impressionada na época, tentando entender o porquê a pessoa chegou àquele ponto. Comecei a ler a respeito e a me aprofundar no assunto.

Logo depois, atendi uma cliente em potencial que era uma acumuladora e eu não sabia da situação. No telefonema que tivemos, nada foi mencionado. Então, na visita de avaliação, me deparei com dois ambientes abarrotados de objetos e lembranças do pai que tinha falecido há 20 anos. Foi uma surpresa e um grande desafio pela frente!

Como ajudar?

A questão era: Como ajudar aquela cliente a se desapegar daquele passado, sem que isso a fizesse sofrer? Foi quando consultei uma amiga psicóloga para que me ajudasse a resolver a questão e auxiliar no projeto de organização.

Na visão terapêutica da psicóloga o mundo externo muitas vezes está exemplificando como a pessoa está por dentro e como está se sentindo. Pessoas que não conseguem se desvincular de experiências vividas, não conseguem abandonar e se desfazer de objetos.

Por que a parceria Organização e Psicologia?

Este é um trabalho de duas mãos: um lado o profissional de organização e do outro lado o terapeuta – ambos com o mesmo objetivo: ajudar uma pessoa que está em sofrimento. 
A parceria Organização & Psicologia veio dessa necessidade de oferecer ajuda às pessoas que não conseguem se organizar sozinhas, depois de várias tentativas sem sucesso. 

Promoção de Atividades

Idealizamos, então, a Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização, que acolhe pessoas num ambiente aconchegante onde podem falar de suas dificuldades em se organizar sem se sentirem envergonhadas ou serem criticadas. Proporcionamos dinâmicas para que, aos poucos, essas pessoas consigam entender o quanto a desorganização afeta suas vidas.
Os resultados das oficinas são bons, pois conseguimos sensibilizar não só a pessoa que sofre com a desorganização, como também seus familiares para a compreensão do problema e auxílio na continuidade de sua recuperação.

Como disseminar o atendimento ao Desorganizado Crônico?

Devido a essa parceria, a psicóloga clínica Deborah Williamson Passos e eu, Yolanda Hollaender, consultora em organização, participaremos da 4ª edição da Conferência Personal Organizer Brasil, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, no NOVOTEL Center-Norte, em São Paulo, apresentando o Workshop ‘Como identificar o cliente desorganizado crônico’.

Em nossos estudos e pesquisas, entendemos que boa parte dos profissionais de organização ainda não reconhece, na prática, o cliente desorganizado crônico. Assim sendo, não conseguem atender às necessidades desse cliente, que tanto necessita de ajuda.

O objetivo do Workshop é fazer uma atividade prática e passar algumas estratégias e técnicas básicas para que o Personal Organizer possa reconhecer o cliente cronicamente desorganizado, em várias situações: desde a entrevista inicial ao telefone; na 1ª visita de avaliação; durante o atendimento e acompanhamento posterior.

Apresentaremos situações, baseados em casos reais, nos quais os participantes terão que analisar, discutir e definir que tipo de cliente estarão atendendo. Após a conclusão dessas reflexões e discussão dos resultados da análise dos casos, será feita uma breve exposição dos sinais que indicam de que cliente se trata.

Atendemos pelo e-mail: suporte@desorganizacao.com.br ou pelo WhatsApp: 11 98997-6264.

Yolanda Hollaender
Sócio-fundadora da ANPOP e membro do ICD
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Só para declarar a satisfação e parabeniza-las pela iniciativa. Nunca vi nada igual, e eu como uma pessoa extremamente organizada, e personal organizer, é muito interessante este estudo para mostrar que realmente a desorganização se torna um problema na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila! Agradeço o prestígio e comentário. Criamos a parceria para sensibilizar pessoas de que existe um olhar cuidadoso de profissionais que pesquisam, estudam e auxiliam os que se encontram em situação de desorganização pessoal. Espero encontrá-la na Conferência, em agosto! Forte abraço,

      Excluir

O que você achou da postagem? Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário.

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo