Desorganização Crônica X Acumulação


Os vários eventos que abordam a Desorganização Crônica e a Acumulação são boas oportunidades para entender a diferença entre uma e outra e quais as características de cada sintoma. A psicóloga com quem faço parceria e eu, estamos promovendo e participando de vários eventos em que falamos do assunto, baseadas em estudos e em atendimentos a clientes cronicamente desorganizados ou em situação de acúmulo.

foto da Pasicóloga Deborah W. Passos e da Consultora de Organização Yolanda Hollaender, instrutoras da Oficina Estratégias e Ferramentas no Atendimento ao Cliente Desorganizado

Desde que o programa Domingo Show, da TV Record, foi ao ar em 10 de junho de 2018, em que foi revelada a história da cantora Perla e a transformação de sua casa, ocasião essa na qual tive a oportunidade de participar de um mutirão para organizar com um grupo de Personal Organizers competentes e dedicadas, mais a  presença da psicóloga Deborah W. Passos, com que faço parceria na Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização, o tema ‘Acumuladores’ passou a ser mais conhecido e debatido pelo público em geral e, principalmente entre os profissionais de organização.

Abaixo um dos blocos do programa, que teve 2h30 de duração. Neste, a chamada foi ‘Especialista explica passo a passo para organizar a casa de Perla’, e já passa de 1,8 mil visualizações.



Aqui faço uma ressalva ao termo ‘Acumuladores’ (Hoarders em inglês),  que tem sido banalizado e mal usado, porque essa expressão nos leva à ideia de indivíduos que estão num grau extremo de acumulação, com dificuldade de andar pelos cômodos que perderam sua função e se encontram num verdadeiro caos  – mas, isso é o que se vê nos programas de Reality Show da TV por assinatura, no canal A&E, e normalmente, referindo-se ao Transtorno da Acumulação, com a existência ou não de aquisição excessiva de objetos de pouco valor, podendo também estar em comorbidade com outras patologias.

Já existem casos severos no Brasil, e as Redes de Atenção, subordinadas à Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) fazem um trabalho de sensibilização, em que assistentes sociais visitam pessoas com acúmulo de inservíveis ou animais (geralmente denunciadas por parentes ou vizinhos), com o objetivo de dar assistência e encaminhar para tratamento com profissionais da saúde.

No caso de pessoas que estão desorganizadas há muito tempo, não significa que acumulam em excesso e, nem toda pessoa que acumula está numa situação extrema, como aparecem nos programas. Existem vários níveis de desorganização e acúmulo,  e as possíveis causas foram identificadas em 3 categorias distintas: (1) pessoas que acumulam porque têm medo, (2) acumulam porque carregam culpa e (3) pessoas que têm apego emocional – você pode ler mais a respeito, nas postagens Síndrome da Bagunça  e Síndrome da Acumulação.

Desde o programa, este 2º semestre de 2018 tem sido bem agitado aqui na Yorganiza e estou feliz porque é importante que o assunto seja disseminado, tanto para Organizadores Profissionais como para os que convivem com pessoas que acumulam, ou indivíduos que estejam cronicamente desorganizados. Há necessidade de se aprofundar nos estudos para compreender aqueles que precisam de ajuda, sem que essas pessoas se sintam constrangidas ao falar de seu sofrimento causado pela acumulação e o impacto que a desorganização causou em suas vidas.

Quero, então, destacar outros eventos em que participei em parceria com a psicóloga Deborah W. Passos e alguns que ainda estão por acontecer:

Tive a satisfação de ser convidada por Rafaela Oliveira, do Organize sem Frescuras, para falar em vídeo sobre 'Desorganização Crônica e Acúmulo, como lidar?' - até o momento com quase 54mil visualizações.



Dia 31 de agosto de 2018, a psicóloga Deborah W. Passos e eu fizemos 2 palestras: uma para o público em geral, e a outra dirigida a Profissionais de Organização, ambas aconteceram na casa3
imagem das participantes na palestra 'Acumuladores e Desorganizados'

Desde o mês de setembro de 2018, está acontecendo a Oficina 'Adquirindo Controle sobre a Desorganização', voltada às pessoas cronicamente desorganizadas, com o objetivo de levar da conscientização do problema até o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento da desorganização.  Acontece toda segunda-feira, na Casa 3. Temos 9 integrantes neste grupo, e os encontros estão sendo muito bons e produtivos.  A foto abaixo é a comemoração do término da 1ª fase da Oficina. No momento que escrevo esta postagem, está acontecendo a 2ª fase desta mesma Oficina, e que vai até o mês de dezembro de 2018

Imagens da Oficina 'Adquirindo Controle sobre a Desorganização'


No dia 20 de outubro de 2018, aconteceu uma Oficina presencial para Personal Organizers:  'Estratégias e Ferramentas no Atendimento ao Cliente Desorganizado', em que a psicóloga Deborah W. Passos e eu fomos as facilitadoras.
Imagem da Oficina 'Estratégias e Ferramentas no Atendimento ao Cliente Desorganizado


No dia 10 de novembro de 2018 partiparei como instrutora de um Workshop, no 4º Encontro de Personal Organizers do Centro-Oeste, que acontece em Brasília-DF, para o que agradeço à idealizadora e simpática Rosália Ribas pelo convite. 




No dia 24 de novembro de 2018, a psicóloga Deborah W. Passos e eu, Yolanda Hollaender, Consultora em Organização, seremos instrutoras num Workshop em Curitiba-PR, a convite da amiga e Personal Organizer,  Sonia Barzenski.




Em 15 de dezembro de 2018, estarei em Lisboa, a convite de Rita Pinheiro e Glicínia Araújo, ambas responsáveis pela APOP - Associação Portuguesa de Organizadores Profisssionais, para ser instrutora de um Workshop sobre Desorganização Crônica.  

E, para 2019, já recebi alguns convites. Agora, é planejar e continuar esse trabalho maravilhoso de compartilhar conhecimento e ajudar pessoas que sofrem por causa da desorganização e acúmulo.

Se você tem problemas com a desorganização há muito tempo e isso está impactando sua vida, ou se conhece alguém que acumula em excesso e precisa de ajuda, conte conosco!

Meu forte abraço,
Yolanda Hollaender
Sócio fundadora da ANPOP e membro do ICD
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?
Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário!

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo