Dê atenção a seu cliente!


Clientes gostam de ser lembrados, mesmo que tenham sido atendidos há algum tempo! Nesta postagem compartilho e conto como tem sido minha experiência ao enviar pequenos mimos a essas pessoas, no dia de seu aniversário.

Mensagem gravada de uma cliente, agradecendo meu presentinho

Para esta postagem, inspirei-me no título de um artigo no Linkedin: Dê atenção a seu cliente. Ou ele irá buscá-la em outro lugare que o autor replica um fragmento de seu livro Você, um grande negociador, onde diz que o objetivo de todo profissional é – ou deveria ser – estabelecer um relacionamento de longo prazo com seus clientes.

Certificado e comemoração no encerramento do curso do SEBRAE
No ano passado, participei do curso Personal Organizer Empreendedor, promovido pelo SEBRAE em parceira com a ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade.

Nas aulas de Marketing, ministradas pelo simpático instrutor Luiz Mauro, o que mais me marcou foi a orientação de que era importante sempre manter contato com os clientes que foram atendidos em qualquer época, pois seria mais fácil trabalhar alguém que já foi cliente do que conquistar um novo, já que esse cliente conhece seu trabalho e pode ser um propagador de seus serviços.

E, na época, analisando o que eu vinha fazendo, eu sempre mantive (e continuo mantendo) contato com todos os clientes que atendi prestando consultoria ou serviço de organização e, também, com pessoas que me procuraram e continuam me procurando para um orçamento, uma visita de avaliação ou um contato por WhatsApp, pois elas podem se tornar futuros clientes, ou até mesmo para lembrá-las que continuo em atividade no mercado.

No início deste ano, resolvi enviar uma mensagem aos meus contatos perguntando o dia de aniversário de cada um e anunciei que eu enviaria um presentinho quando a data estivesse próxima.

Ao receber a 1ª resposta de um dos nomes de minha lista, percebi que a data de aniversário dessa pessoa estava bem próxima e comecei a pensar com o que eu poderia presentear. Tinha que ser algo neutro, leve, prático e não muito grande e, ainda, que estivesse dentro de meu orçamento, porque o retorno das mensagens enviadas estava sendo muito bom.

Pelo fato de minha mãe gostar de fazer crochê – isso passou a ser uma terapia ocupacional para ela –, tive a ideia, então, de sugerir que ela fizesse uma bolsinha de crochê que eu tinha como modelo.

Minha mãe é uma senhorinha de 93 anos, bastante lúcida e capaz. Ela ficou bem animada com a ideia de fazer as bolsinhas... Comprei vários novelos de lã e a ‘linha de produção’ começou.
Senhora idosa fazendo saquinhos de lã no crochê
No envelope, endereçado ao aniversariante, além do mimo coloco meu cartão de visitas e um cartão postal da coleção do livro ‘Você é incrível’, projeto da Redede Mulheres Empreendedoras (RME) em parceria com a Joalheria Pandora, que trazem mensagens inspiradoras –  a venda dos livros beneficia mulheres brasileiras, ajudando-as a alcançar a independência financeira.

Quando se encanta o cliente, o resultado não poderia ser melhor. Foi para mim uma alegria imensa saber que os que receberam meu presentinho ficaram muito felizes, e minha mãe bem contente.

Abaixo, alguns depoimentos recebidos de meus contatos e que preservo seus nomes para não expor sua identidade:

---------- Forwarded message ---------
Date: sex, 22 de fev de 2019 às 09:44
Subject: Re: Gente especial tem presente no aniversário
To: Yorganiza <yorganiza@gmail.com>
Bom dia Yolanda!
Desculpe pela demora..., mas decidi responder por e-mail... queria ter mandado um cartãozinho pelo correio para você e sua mãe d. Yvone, em agradecimento pelo lindo e útil presente!
Muito obrigada e minha admiração por sua mãe!! Que graça ela deve ser!
Mando beijos e um grande abraço para vocês.

---------- Forwarded message ---------
Date: sáb, 9 de mar de 2019 às 11:13
Subject: Agradecimento
To: <yorganiza@gmail.com>
Bom dia Yolanda,
Recebi seu presente e agradeço muito a lembrança e a atenção.
Achei uma graça e fiquei feliz em saber que você tem sua mãe com você.
Que Deus abençoe vocês!
Obrigada

Mensagem de texto enviada pelo WhatsApp:

Imagem de mensagem de texto do WhatsApp


Foto minha com o casal Suzy Rêgo e Fernando Vieira


A queridíssima atriz Suzy Rêgo, que atendi na organização de um home-office / quarto de hóspedes, enviou-me a foto de seu presente – e tenho a alegria de publicar aqui, com sua autorização.

Foto do saquinho de lã feito no crochê e cartão postal, cumprimentando pelo aniversário
@suzyrego
Vi nessa iniciativa uma forma de dar atividade pra minha mãe, colaborar com a causa da ONG que dá empoderamento às mulheres e, principalmente, agradar meu cliente e manter o relacionamento de longo prazo, como recomenda o autor do referido artigo, fruto de minha inspiração.

E, você? Que tal enviar uma cartinha, um cartão postal ou um presentinho para seus amigos e pessoas queridas no dia do aniversário?

Comece fazendo uma lista com os nomes das pessoas que merecem sua atenção, escreva algumas linhas num cartão e envie pelo correio – prática pouco usual hoje em dia, mas que agrada sempre que o carteiro bate à porta e diz: Correspondência para você!

São pequenas mudanças de hábito que fazem do mundo um lugar melhor para se viver!
Meu forte abraço,
Yolanda Hollaender
Sócio fundadora da ANPOP e membro do ICD
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?
Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário!

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo