Gravidez, profissão e rotina da casa

O período de gestação é a fase mais linda da vida de uma mulher: um serzinho está sendo formado no útero protegido e a futura mamãe passa por um momento de transformação física e emocional. Fora isso, tem sua carreira e as atribulações do dia a dia... como lidar com isso?
Casal grávido e o parceiro acariciando a barriga da mulher
Banco de Imagens Pxhere
Mesmo que o companheiro ajude na manutenção e conservação da casa, a mulher continua tendo sobrecarga de atividades, principalmente aquelas que trabalham período integral. Quando engravida, então... precisa pensar como serão os 9 meses que virão pela frente!

Se o casal já tiver na casa um bom sistema de organização, essa fase transcorrerá sem tanto problema – só é preciso cuidar da saúde e do bom relacionamento entre si – amor, compreensão e ajuda mútua são um bom termômetro para minimizar o impacto de ter um novo membro na família. 

No entanto, boa parte das mulheres que engravidam acabam tendo dificuldade para lidar com suas emoções, a mudança física, o relacionamento com o parceiro, a vida profissional e como se preparar para a chegada do bebê. Sentem-se perdidas e sobrecarregadas, porque o calendário tem os dias contados e o tempo passa muito rápido.

Pra aliviar essa sensação, o mais importante é ter um planejamento de ações. Pode não resolver tudo, mas é uma fórmula eficaz de diminuir o estresse e a insegurança que é natural nessa fase da vida.

Seguem algumas sugestões para este momento tão sublime da gravidez:
  • Marcar na agenda, as datas para o acompanhamento médico mensal, seguindo à risca as recomendações do profissional da saúde – assim, no período de retorno você já prevê que não pode sobrepor outros compromissos;
  • Seja uma grávida linda! Sempre esteja com roupas confortáveis, pele hidratada e perfumada, use maquiagem leve. Se puder evitar, não faça colorações no cabelo ou qualquer outro procedimento que possa prejudicar sua saúde e a do bebê em gestação;
  • Definir o espaço da casa onde ficará o bebê – se optar por móveis projetados, consulte um design de interiores ou uma empresa especializada e já encomende seu projeto, para evitar atrasos e contrariedades;

Quarto de bebê decorado
Banco de Imagens Pxhere

  • Aproveite o período da gravidez para fazer uma triagem em seus armários. Analise e separe o que está em uso e doe para instituições o que já não usa mais. Diminua a quantidade de coisas para que abra espaços e, assim, poder entrar o novo;
  • O bebê precisará de um enxoval para a maternidade e para os 3 primeiros meses. Comece a organizar o ‘chá de bebê’, e deixe a lista dos produtos numa loja de fácil acesso para os convidados;
  • Utensílios grandes, normalmente caros, como carrinho do bebê, banheira e acessórios que serão usados no 1º ano do bebê, podem ser alugados. Pense nisso!
  • Deixe uma pequena mala pronta para levar ao hospital – nunca se sabe a data exata que o bebê quer vir ao mundo.
  • Adquira um bom manual para os primeiros cuidados com o bebê – ajudará bastante!
  • Se trabalha fora, deixe o último mês da gravidez para organizar os pequenos detalhes e, principalmente, descansar. Quando o bebê sair da ‘zona de conforto’, as noites serão mais curtas e você terá 3 meses para se adaptar com o horário entre um aleitamento e outro.

Essas pequenas ações diminuem a ansiedade e a preocupação de ter tudo pronto para receber o novo membro da família. E, se achar que precisa de ajuda profissional, existem a Baby Planner e a Baby Organizer, especialistas em ajudar as futuras mamães na preparação da chegada do bebê e na organização do quarto que o recém-nascido vai usar.

Facilite sua vida, contrate um Personal Organizer!
Meu forte abraço,
Yolanda Hollaender
Sócio fundadora da ANPOP e membro do ICD

Sugestão de leitura:
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

0 comentários. Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?
Dúvidas em organização?
Deixe aqui seu comentário!

Visualizações

Agradecimentos

Ari Hollaender - consultoria em Marketing

Marcadores

Voltar ao topo